f R y r
_
f R y r
_

Os autores

Diversas pessoas e instituições colaboraram para a concretização deste livro, desde a elaboração do projeto até a sua finalização. A seguir, conheça os autores desse projeto por ordem de aparição. Logo abaixo estão nossos agradecimentos específicos a todos que se envolveram nesse projeto.


Organizadores

SIVALDO PEREIRA DA SILVA

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral na University of Washington (EUA). Mestre em Comunicação pela UFBA, possui pós-doutorado no Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD), Poscom-UFBA. Produção e pesquisa nas áreas de comunicação e democracia; democracia digital; Internet studies; comunicação pública; deliberação pública; políticas públicas e regulação da comunicação; comunicação e ética; opinião pública, jornalismo e democracia; teorias da comunicação. Foi pesquisador visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e consultor ad hoc da Unesco para aplicação de indicadores de desenvolvimento da mídia no Brasil. Também desenvolveu trabalhos de consultoria junto a outras organizações governamentais e não governamentais na área de democracia digital e governo eletrônico, direitos humanos e mídia e políticas públicas. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA.


ANTONIO BIONDI

Jornalista e advogado formado pela USP (respectivamente em 2002 e 2011). Secretário-executivo do Conselho Curador da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, foi pesquisador da ONG Repórter Brasil, repórter especial da Carta Maior e editor da Revista Sem Terra. Publicou matérias em diversos veículos, como Revista do Brasil, Revista Adusp, Carta Capital, Caros Amigos e Fórum, tendo sido um dos vencedores do prêmio CNT-2007. Integrante do Intervozes, organizou o livro do coletivo Vozes da democracia; além de Democracia para todos, do Projeto Redigir; A grande viagem, de Bia Biondi; e Do Ceará ao Brasil, de autoria própria. Responsável pela coordenação dos sites de Aloysio Biondi e Angela Leite, também participou da organização de projetos especiais na Internet no UOL Esporte (Copa do Mundo 2006), Carta Maior (Fórum Social Mundial 2011) e Ciranda da Informação Independente (FSM 2003).


Pesquisadores

JONAS CHAGAS LÚCIO VALENTE

Mestre em Comunicação na linha de Políticas Públicas de Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, onde é pesquisador associado do Laboratório de Políticas de Comunicação (Lapcom). Jornalista, trabalha atualmente como editor na TV Brasil. Foi editor e repórter do site especializado Observatório do Direito à Comunicação. Graduado pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Professor do curso de especialização de Assessoria em Comunicação Pública do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), onde ministra o módulo sobre TV Pública. Prestou consultorias para a ONG Artigo XIX, Association for the Progress of Communications (APC) e Fundação Ford na área de regulação da comunicação. Coordenou a elaboração do programa de governo para a área de Comunicação e Democracia da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva em 2006. É integrante do Intervozes e representou a entidade na Comissão Organizadora da 1a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em 2009. É coautor do livro Sistemas Públicos de Comunicação: a experiência de 12 países e o caso brasileiro. Foi 1o secretário do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. É secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas do DF.


FLÁVIO SILVA GONÇALVES

Mestre em Políticas de Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisa temas relacionados às áreas de comunicação; Internet; inclusão digital; infraestrutura de telecomunicações e políticas públicas. Atuou como coordenador de programas de inclusão digital do governo federal. Participou de fóruns nacionais e internacionais sobre o acesso à Internet. É integrante do Intervozes– Coletivo Brasil de Comunicação Social.


PEDRO RAFAEL VILELA FERREIRA

Jornalista graduado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestrando em Comunicação na Universidade de Brasília (UnB). Bolsista de pós-graduação junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), desenvolve estudos na área de políticas de comunicação, com ênfase em regulação dos serviços de radiodifusão e direito à comunicação.


CAROLINA RIBEIRO

Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo. Foi bolsista de pesquisa no Ipea em 2011, onde desenvolveu estudos sobre conteúdos para a Internet, TV digital e outras mídias, tendo escrito três artigos sobre a nova lei de TV por assinatura. Trabalhou na Agência Nacional do Cinema e atualmente é assessora na Empresa Brasil de Comunicação. É integrante do Intervozes– Coletivo Brasil de Comunicação Social.


DANIEL FERNANDES MERLI

Jornalista formado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero. Trabalhou na Agência Brasil da então Radiobrás, hoje EBC, de maio de 2005 a agosto de 2008. Coordenou a Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Cultura de setembro de 2008 a fevereiro de 2011. Assessorou a Liderança do PT na Câmara dos Deputados de março a agosto de 2011. Atualmente, coordena a assessoria de imprensa da Embratur.


MARCOS FRANCISCO URUPÁ MORAES DE LIMA

Jornalista, graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA), com aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil em 2009. Integrou a Comissão Organizadora Estadual da I Conferência de Comunicação do Estado do Pará e foi delegado da I Conferência Nacional de Comunicação, representando o Poder Público. Foi diretor da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), exercendo os cargos de Diretor da TV Cultura do Pará e Diretor de Multimídia. É integrante do Intervozes– Coletivo Brasil de Comunicação Social, entidade da sociedade civil que discute direitos humanos e comunicação. Coordenou o Projeto Nacional de Inclusão Digital Casa Brasil; prestou assessoria para várias entidades na área de políticas de comunicação e inclusão digital. Escreveu vários artigos sobre Internet e políticas de comunicação. Atualmente trabalha como assessor da Superintendência de Comunicação Multimídia da EBC – Empresa Brasil de Comunicação.


Entrevistadores

OLÍVIA BANDEIRA DE MELO

Jornalista e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, onde desenvolveu pesquisa sobre centros públicos de acesso à Internet e políticas de inclusão digital. Atualmente é doutoranda em Antropologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenou a área de Economia da Cultura do Instituto Sociocultural Overmundo de 2009 a 2011, sendo responsável por pesquisas sobre propriedade intelectual e novos modelos de negócios na cultura. Foi coordenadora de projetos da ONG Bem TV – Educação e Comunicação (2002-2009) e bolsista do CNPq na pesquisa “Cibermilitância: movimentos sociais e políticos na Internet” (UFF, 2000). É integrante do Intervozes desde 2009.


VINÍCIUS MANSUR

Jornalista formado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foi assessor de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Espírito Santo (Sindupes), em 2006; repórter da Radioagência NP de 2007 a junho de 2009; correspondente do jornal Brasil de Fato na Bolívia (de julho de 2009 até dezembro de 2010) e em Brasília (durante todo o ano de 2011). Desde março de 2012 é repórter da Carta Maior em Brasília.


JOÃO BRANT

Mestre em Regulação e Políticas de Comunicação pela London School of Economics and Political Science (LSE). Graduado em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como editor em jornais, revistas e programas de TV, e em serviços ad hoc para o Governo Brasileiro, Mercosul e Unesco. É coautor dos livros “Comunicação digital e a construção dos commons” e “Contribuições para a construção de indicadores do direito à comunicação”. É integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.


GÉSIO PASSOS

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, foi assessor de gestão do Projeto Nacional de Inclusão Digital do Governo Federal Casa Brasil entre 2008 e 2009. É membro da coordenação-executiva do Intervozes– Coletivo Brasil de Comunicação Social, e representante institucional do coletivo em Brasília desde 2010. Atualmente também trabalha como editor do Observatório do Direito à Comunicação.


Agradecimentos

Primeiramente, gostaríamos de agradecer àqueles que nos cederam parte de seu tempo expondo suas opiniões e posicionamentos ao responderem às entrevistas que compõem a terceira parte desta obra. Em ordem alfabética são: Beatriz Tibiriçá, Bruno Magrani, Cezar Alvarez, Dafne Plou, Eduardo Levy, Flavia Lefèvre, João Moura, Magaly Pazello, Marcos Dantas, Marília Maciel, Murilo Cesar Ramos, Rob Faris e Veridiana Alimonti.

Pela participação durante o processo de pesquisa e de produção dos textos – seja com leituras, avaliações, entrevistas e apoio executivo – também agradecemos (em ordem alfabética) a: Ana Graziela Aguiar, Arthur Gouveia, Bráulio Araújo, Daniel Hora, Gerusa Marques, Gésio Passos, João Brant, Marcio Kameoka, Mariana Martins, Oona Castro, Pedro Paranaguá, Rodrigo Murtinho, Vinícius Mansur e Vivian Peron. Também deixamos nossos agradecimentos a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e ao CGI.br.

 

Compartilhe