f R y r
_
f R y r
_

Seminário discute presente e futuro da Internet e realiza pós-lançamento de livro em Alagoas

 

O seminário visa discutir questões atuais que envolvem as tecnologias digitais de comunicação e seus desafios para a liberdade de expressão, para privacidade e para o próprio direito à comunicação.

Se por um lado pode aumentar a circulação de informação e dar mais subsídios e diversidade para a opinião pública, também traz novos elementos para a vigilância. Políticas de comunicação para o setor, infraestrutura, cultura digital, propriedade intelectual, principais problemas e perspectivas, o novo Marco Civil da Internet são alguns dos temas que serão tratados pelos convidados.

O evento faz parte dos ciclos de debates em torno do lançamento do livro “Caminhos para Universalização da Banda larga: experiências internacionais e desafios brasileiros”, um estudo realizado pelo Intervozes com apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

O seminário é uma realização do Coscentro (Ufal) e do Coletivo Intervozes.

 

PALESTRANTES

 

Sivaldo Pereira da Silva
PhD em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral na University of Washington (EUA). Mestre em Comunicação pela UFBA. Possui pós-doutorado no Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD), Poscom-UFBa. Foi pesquisador visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); consultor ad hoc da Unesco para aplicação de indicadores de desenvolvimento da mídia no Brasil. Também desenvolveu estudos apoiados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Fundação Ford. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB)

Beatriz Barbosa
Jornalista, especialista em direitos humanos pela Universidade de São Paulo e mestre em Gestão e Políticas públicas pela FGV/SP. Trabalhou e colaborou com diversos veículos da grande imprensa e da mídia alternativa, entre eles o portal Carta Maior, a revista Caros Amigos, a Radio France Internacional e a emissora de TV Al Jazeera. Foi assessora parlamentar do deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP) e atualmente coordena o escritório do Intervozes, coletivo do qual é uma das fundadoras, em Brasília. É co-autora dos livros “A Sociedade Ocupa a TV – o caso Direitos de Resposta e o controle público da mídia” e “A quem pertence o corpo da mulher”, e empreendedora social da Ashoka.

João Paulo Mehl
Administrador, Coordenador de Cultura do Laboratório de Cultura Digital (Lab) e integrante do Coletivo Soylocoporti.Formado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador de cultura digital do Laboratório de Cultura Digital (Paraná), integrante do Coletivo Soylocoporti, uma organização que atua na área da cultura e comunicação na perspectiva da integração latino-americana, tendo como foco ações na área da Cultura Digital. É coordenador de Cultura Digital no grupo de trabalho Cultura Viva Comunitária para América Latina. Já coordenou dezenas de projetos web de georeferenciamento, democracia digital, comunicação e gestão para organizações sociais e culturais.

Rodrigo Savazoni
Mestre em Ciências Humanas na Universidade Federal do ABC. Integrante do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital e Redes de Compartilhamento. É um dos membros da Câmara de Conteúdos e Bens Culturais do Comitê Gestor da Internet do Brasil. Autor do livro CulturaDigital.br. Como realizador multimídia, é um dos autores dos projetos Produção Cultural no Brasil e 5xCulturaDigital, para o qual co-dirigiu o filme curta-metragem Remixofagia – Alegorias de uma Revolução. Foi um dos criadores da Casa da Cultura Digital (www.casadaculturadigital.com.br). Atualmente, exerce o posto de Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.


INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas. Para se inscrever, basta enviar um email para coscentro@gmail.com informando o nome completo. Os certificados serão enviados por email 10 dias após o seminário. Só serão emitidos certificados mediante assinatura de lista de presença no local.

Compartilhe