f R y r
_
f R y r
_

Universalização da banda larga é tema de pesquisa que será lançada em Brasília

 
Publicação aborda o cenário internacional e a perspectiva brasileira. Evento será realizado na próxima quarta-feira, 12/06, na Universidade de Brasília (UnB).

0

A democratização do acesso à Internet em redes de alta velocidade é tema de novo livro lançado pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. A obra, intitulada Caminhos para a universalização da Internet banda larga: experiências internacionais e desafios brasileiros, é o resultado de um ano de pesquisa e traz um mapeamento das principais estratégias governamentais adotadas em diversos países com o objetivo de ampliar a inclusão digital e assegurar a conexão do cidadão a esta nova fronteira da comunicação. Em Brasília, o lançamento do livro será realizado na próxima quarta-feira (12), às 10h, no auditório da Faculdade de Comunicação da UnB (FAC-UnB).

Participarão do evento o professor da FAC-UnB e pesquisador do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom/UnB), Murilo Ramos; a coordenadora do LaPCom e professora da FAC-UnB, Elen Cristina Geraldes; Sivaldo Pereira da Silva, organizador do livro e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); e Jonas Valente, pesquisador do livro e mestre em comunicação pela UnB.

A publicação parte da premissa de que o acesso à Internet banda larga se tornou um imperativo social, cultural, econômico e um direito a ser reivindicado e garantido. Nesse sentido, o livro registra os caminhos pelos quais diversos países estão investindo tempo, planejamento e recursos, desenhando e executando suas estratégias de inserção na era digital.

Como explica o prof. da UFAL e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (Poscom-UFBa), Sivaldo Pereira da Silva, o projeto nasceu com o intuito de compreender as opções adotadas em outros países a fim de contribuir com o debate deste tema no Brasil. “A criação de infraestrutura e mecanismos regulatórios eficientes e democráticos são premissas para o desenvolvimento e um determinante para a liberdade de expressão na era digital”, afirma.

Além dos dez capítulos produzidos por oito pesquisadores, a obra também apresenta um conjunto de doze entrevistas realizadas com especialistas e gestores trazendo um cardápio de opiniões sobre o tema. Conta, ainda, com apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) através de seu programa de editais para publicações.

Serviço
LANÇAMENTO
CAMINHOS PARA A UNIVERSALIZAÇÃO DA BANDA LARGA – Experiências Internacionais e Desafios Brasileiros

Data: 12 de junho (quarta-feira), às 10h
Local: Auditório da Faculdade de Comunicação da UnB
Campus Universitário Darcy Ribeiro, ICC Norte, prédio Minhocão (Subsolo da Faculdade de Comunicação, ao lado da sala ASS 615/Coordenação da Pós-Graduação)

Debate sobre o tema com:
Sivaldo Pereira – Organizador do livro e professor da UFAL
Jonas Valente – Pesquisador do livro e mestre em comunicação
Murilo César Ramos – Professor da FAC-UnB e pesquisador do LapCom/UnB
Elen Cristina Geraldes – Coordenadora do LaPCom/UnB e professora da FAC-UnB

Realização do debate:
Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e Laboratório de Políticas da Comunicação – UnB.

Para adquirir a publicação:
O livro impresso, com 405 páginas, pode ser adquirido por R$ 30,00 em livrarias e também através do e-mail intervozes@intervozes.org.br . Além da versão tradicional, também está disponível gratuitamente nos formatos digitais EPUB e PDF. O projeto conta ainda com um website (www.caminhosdabandalarga.org.br) que traz os resultados da pesquisa, dados complementares, vídeos, mapas e infográficos.

Compartilhe